Queda da MP estressa os mercados.

A derrocada do governo com relação a Medida Provisória 1303 faz subir as preocupações com o risco fiscal, e medo de novas investidas do governo eleva volatilidade os mercados.

Medidas alternativas para fechar as contas voltaram a ser discutidas nas mesas operacionais, integrantes do governo acenam com a possibilidade de uma nova calibração no IOF e no IPI.

O Presidente Lula disse que não vai desistir de elevar as alíquotas tributárias das bets e das fintechs, destacando novamente que as fintechs devem ter o mesmo tratamento dos bancos tradicionais.

O clima azedou de vez ontem depois de uma entrevista  do diretor de política monetária do Bacen, Nilton David, ele afirmou que provavelmente o Bacen deve manter inalterada a taxa de juros por um longo tempo, disse ainda que o colegiado chegou a discutir possibilidade de elevar um pouco mais a Selic.

No exterior, o clima é alívio com o fim da guerra entre Israel e Hamas.

O governo dos EUA anunciou uma linha de swap com a Argentina de até usd.20 bilhões, o anúncio foi feito depois do fechamento dos mercados argentinos.

Shutdown nos Estados Unidos continua, investidores seguem no escuro sem relatórios do governo.

O dólar subiu mundo afora, no exterior a vitória de Sanae Takaichi, que deve ser anunciada como primeira-ministra do Japão, foi o estopim para valorização da divisa norte-americana, Sanae é alinhada do atual governo dos EUA.

No Brasil, fora a alta da moeda no exterior, a queda da MP 1303 também repercutiu, fazendo com que a divisa norte americana fechasse o dia em 5,38 com alta de +0,75%.

Agenda econômica é fraca nesta sexta-feira.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,31% aos 141.708 pontos.

Os índices acionários europeus operam em baixa, os norte-americanos em alta nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,23% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: índice de preços ao produtor (09:00h).

EUA: expectativa inflacionária do FED de Michigan (11:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,94%, Hong Kong: -1,73%, Tokio: -1,02%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,23% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,18% na média.