Desligamento traz volatilidade aos mercados.

O impasse nos Estados Unidos continua, Democratas e Republicanos tensionam a corda e o shutdown se faz sentir nas operações.

O dólar voltou a rondar a casa de 5,40 ontem, chegando a ser cotado acima de 5,38, porém recuou no final dos negócios fechando o dia em torno de 5,345 com alta de +0,34%.

O movimento de alta do dólar também foi verificado no exterior, o índice DXY voltou a trabalhar acima dos 98 mil pontos durante o dia.

A volatilidade no mercado de câmbio se deu pela falta de informações relevantes nos Estados Unidos com relação ao mercado de trabalho, informações estas que estão comprometidas pelo desligamento que atingiu as agências reguladoras.

Os mercados receberam órfãos de registro de pedido de seguro-desemprego, que sempre são divulgados às quintas-feiras, e pelo cancelamento da divulgação do relatório Payroll que seria feito hoje.

Vale lembrar que o atual movimento de corte nos juros dos Estados Unidos foi amparado justamente pelos dados de empregos.

Economistas citam o custo bilionário do governo dos Estados Unidos com a atual paralisação, e Trump ameaça com a demissão de milhares de funcionários, fato que pode impactar a economia local e respingar o mundo fora.

Aqui no Brasil, depois da aprovação da autorização do IR na Câmara dos Deputados, respondeu aos questionamentos com relação ao risco fiscal brasileiro, sentimento que ganhou força após Lula solicitar um estudo sobre a “tarifa zero” em todo o território nacional.

O Ibovespa fechou em baixa de -1,08% aos 143.950 pontos.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,06% aos 97.480 pontos.

Os índices acionistas europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,62% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL : produção industrial (09h00), PMIs composto de serviços (10h00).

EUROPA : índice de preços ao produtor (06:00h).

EUA : PMIs compostos e de serviços (10h45), encomendas à indústria (12h00).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA : Xangai: feriado, Hong Kong: -0,54%, Tóquio: +1,93%.

EUROPA : trabalha em alta de +0,58% na mídia.

EUA índices futuros : trabalham em alta de +0,33% na média.