Hoje saberemos as novas taxas de juros.
Os mercados deram a alcunha de super quartas-feiras para o dia de divulgações das taxas de juros nos Estados Unidos e Brasil, fato que ocorre a cada seis semanas e sempre cai neste dia, porém algumas são mais importantes que outras, e é o que acontecerá hoje.
Aqui no Brasil, dez em cada dez economistas e investidores apontam para permanência da Selic em 15% ano.
A única pequena mudança de perspectiva é com o início do ciclo de cortes da Selic, aumentaram as apostam que possa acontecer no primeiro trimestre de 2026.
A grande expectativa hoje é sem dúvida os juros norte-americanos, o FED deve cortar os juros, Jerome Powell já disse isso em seus últimos eventos, e a dúvida que fica é com relação ao tamanho do corte e as declarações dos membros do FED.
A grande maioria aposta em um corte de 0,25%, principalmente devido aos reflexos do tarifaço de Donald Trump, que começa a bater na porta nos cidadãos norte-americanos.
Um placar divido entre os membros do FED pode causar volatilidade extra nos mercados, o dissenso não é bem recebido nas mesas operacionais.
O FOMC divulga a nova taxa de juros às 15:00h (horário de Brasília) e a Selic sempre é divulgada com os mercados já encerrados, por voltas das 18h:30.
As moedas globais continuam se valorizando perante o dólar, destaque para as moedas de países emergentes, aqui no Brasil o dólar encerrou o dia cotado em torno de 5,29.
Os investidores locais devem ficar atentos com a próxima semana, os Estados Unidos vão anunciar novas medidas retaliatórias contra o Brasil, e não se sabe se serão comerciais ou não.
O Ibovespa fechou em alta de +0,36% aos 144.062 pontos.
Os índices acionários europeus trabalham em alta, os futuros norte-americanos em baixa.
Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,66% na média.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.
AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações
BRASIL: IGP-10 (08:00h), fluxo cambial estrangeiro (14h:30).
EUROPA: índice de preços ao consumidor (06:00h).
EUA: construção de casas novas (09h:30), estoques de petróleo (11h:30), divulgação da taxa de juros (15:00h), coletiva de imprensa do FOMC (15h:30).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: +0,37%, Hong Kong: +1,78%, Tokio: -0,17%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,12% na média.
EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,05% na média.