Governo divulga a MP de socorro aos exportadores.

De acordo com o prometido, o governo federal entregou ontem a Medida Provisória 1309 que institui o plano Brasil Soberano e cria o Comitê de Acompanhamento das Relações Comerciais com os Estados Unidos.

A Medida Provisória prevê várias medidas para combater a recente crise que o governo dos Estados Unidos instaurou, serão liberadas verbas iniciais de R$.30 bilhões, haverá isenção de tributos para exportadores e prorrogação de prazos para operações de Drawback, entre outras.

Apesar do socorro não ter grande impactado nas contas públicas, uma pedaço da MP não foi bem aceito pelo mercado, do montante prometido aos exportadores uma cifra de R$.9,5 bilhões deverá ficar de fora do arcabouço fiscal.

Aproveitando a divulgação da Medida Provisória, investidores realizaram lucros e saíram vendendo bolsa e se posicionando em dólares.

Os investidores continuam monitorando os discursos de membros do FED e do FOMC; pelo que se especula, mesmo que Jerome Powell insista na manutenção dos juros, membros dos colegiados a favor do corte juros podem ser maioria nas votações.

O fluxo cambial estrangeiro está positivo neste começo de agosto, o Bacen divulgou que até o dia 08 estamos positivos em usd.118 milhões, com destaque para a conta financeira.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,89% aos 136.687 pontos.

O dólar se recuperou ontem perante o real, a divisa norte americana fechou o dia em torno de 5,41 com alta de +0,41%.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,04% aos 97,640 pontos.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em baixa.

As cotações do petróleo trabalham em alta de +0,25% na média.

A agenda econômica ganha corpo hoje, os destaques ficam por conta do índice de preços ao produtor e pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: dados de crescimento do setor de serviços (09:00h).

EUA: índice de preços ao produtor, pedidos de seguro-desemprego(09h:30), discurso de Donald Trump (14:00h), discursos de membros do FOMC (15:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,46%, Hong Kong: -0,37%, Tokio: -1,35%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,05% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,08% na média.