Feriado nos Estados Unidos diminuiu o fluxo financeiro mundial.
Hoje é comemorado o Dia da Independência nos Estados Unidos, o fluxo financeiro global ficará reduzido e os mercados locais é que vão ditar o ritmo.
Ontem a Câmara dos Estados Unidos aprovou o megaprojeto e fiscal e tributário de Donald Trump, sendo esse o maior feito do seu governo até agora.
O pacote tem com alvo a redução de tarifas para vários segmentos, aumenta os gastos na área militar, e corta profundamente os gastos voltados para causas sociais e ambientais.
Especialistas afirmam que o pacote de Trump vai colocar mais usd.3 trilhões de dívida na conta do governo, que já é gigante (usd.36,2 trilhões) e alcança o equivalente a 120% do PIB do país.
Fora a expectativa da votação do pacote, ontem foram antecipados todos os indicados econômicos, sendo o Payroll o mais aguardo.
E contrariando as expectativas, o Payroll saiu acima do esperado, foram criados mais de 147.000 postos de trabalho, ante uma previsão de 139.000, o que demonstra o mercado aquecido.
Num primeiro instante os juros dos treasuryes subiram, pois a alta do índice pode levar o FED a adiar o primeiro corte de juros para setembro, porém perderam folego durante o dia.
Nem a expectativa de adiamento de corte de juros foi capaz de segurar a sangria do dólar, o índice DXY voltou a cair e fechou o dia em torno de 96,450 pontos com queda de -0,25%.
Aqui no Brasil, o dólar seguiu o movimento da moeda no exterior, e foi verificada a forte entrada de recursos para o Ibovespa e aplicações de renda fixa, movimento que fez o dólar fechar em 5,40, a menor cotação em quase um ano.
O Ibovespa fechou o dia com valorização de +1,35% aos 140.928 pontos.
Os índices acionários europeus trabalham em baixa, os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,85% na média.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).
AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações
BRASIL: índice de preços ao produtor (09:00h).
EUROPA: índice de preços ao produtor (06:00h)
EUA: feriado
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: +0,32%, Hong Kong: -0,64%, Tokio: +0,09%.
EUROPA: trabalham em alta de -0,78% na média.
EUA índices futuros: feriado.