Feriados em grandes praças vai reduzir o fluxo financeiro.

Hoje é feriado nos Estados Unidos (Memory Day), e no Reino Unido (Spring Bank Holiday), duas das mais importantes praças, assim sendo, os fluxo financeiro será guiado pelo movimentos locais.

Nos Estados Unidos, Donald Trump anunciou que adiou para julho o início das tarifas de 50% para a comunidade europeia.

O mandatário dos Estados Unidos está em forte batalha contra as universidades, o que pode ser o início de fortes manifestações dentro do país.

Aqui no Brasil, o clima é de forte incerteza, o forte aumento do IOF nas operações de empréstimos, seguros e câmbio está movimentando Brasília.

Entidades de classe, como por exemplo, os representantes das seguradoras já se moveram e haverá forte pressão nos congressistas para anular a medida.

Partidos de oposição darão entrada nesta semana em projetos para anular o aumento do IOF, afirmando, principalmente, que o princípio do tributo é regulatório e não arrecadatório.

O governo por outro lado mostra desespero com as contas públicas, após o recuo da cobrança do IOF nos investimentos no exterior através de fundos, Fernando Haddad e equipe afirmaram que terão que apresentar novos cortes no orçamento.

Grandes bancas afirmam que se o aumento do IOF seguir a Selic não deverá sofrer mais nenhuma alta até o final do ano.

Depois da “bomba do IOF”, a sexta-feira passada foi mais para estudos do que para negócios, o dólar seguiu em queda com investidores saindo de aplicações nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a divisa norte-americana chegou a ser cotada em torno de 5,77, porém, recuou do final do dia e fechou perto da estabilidade (5,65).

O Ibovespa fechou em alta de +0,40% aos 137.824 pontos.

Nesta manhã, após o recuo de Trump com relação ao início das tarifas para Europa o dólar cai ainda mais perante o índice DXY, está sendo cotado em 98,875 pontos (-0,25%).

Os índices acionários europeu trabalham em alta nesta manhã.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL:boletim Focus do Bacen (08h:25), transações correntes (08h:30).

EUROPA: discursos da Presidente do BCE (11h:30).