Guerra comercial continua e Brasil aos poucos entra nos radares estrangeiros.
Trump agora mira seus canhões para Europa, afirmou que pode colocar uma sobre taxa de 200% sobre as importações de vinho do continente após os países da comunidade europeia retaliarem com sobre taxas produtos norte-americanos.
Em meio a esse tiroteio mundial, as bolsas norte-americanas continuam mostrando fuga de investidores, que temem uma possível recessão na maior economia do mundo.
Com a aproximação da divulgação da nova Selic (dia 19) que deve subir mais 1%, as operações de carry trade ganham destaque.
A Selic deve ir para 14,25% aumentando o apetite dos estrangeiros.
O Ibovespa também está recebendo aportes de capital externo, enquanto as bolsas norte-americanas amargam seguidos pregões de queda, a bolsa brasileira segue positiva, ontem o índice fechou em alta de 1,42% aos 125.637 pontos.
O dólar continua trabalhando dentro das casas de 5,80, novamente fechou perto da estabilidade.
Nesta primeira quinzena de março o dólar acumula queda de 2,10% perante o real.
Analistas citam que se o cenário fiscal do Brasil estivesse um pouco melhor, o dólar poderia ter caído mais, aproveitando a fuga dos estrangeiros dos EUA.
Aqui no Brasil, hoje começa a valer a isenção de tributos para importação de vários produtos alimentícios.
Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta.
Olhares atentos na divulgação dos dados da dívida/PIB aqui no Brasil.
As cotações do petróleo trabalham em alta de +0,98% na média, o barril do Brent está sendo negociado em torno de usd.70,52, e o barril do WTI em usd.67,21.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.
AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações
BRASIL: dívida bruta/PIB (08h:30), vendas no varejo, índice de preços ao produtor (09:00h), produção e vendas de veículos (10:00h).
EUROPA: total de ativos de reserva (08:00h).
EUA: expectativa inflacionária e de percepção do consumidor do FED de Michigan (11:00h).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: +1,81%, Hong Kong: +2,12%, Tokio: +0,73%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,50% na média.
EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,78% na média.