AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 28.10.2024
Outubro chega na última semana com a agenda econômica e política recheada.
Aqui no Brasil o segundo turno das eleições municipais terminou, e agora os olhares dos investidores estarão voltados para o pacote de corte de gastos que será divulgado pelo governo.
Nos EUA, é a última semana antes da eleição presidencial (05/11), e com relação a agenda econômica, sairão ao dados do índice de preços (PCE), além do relatório de empregos Payroll.
O cenário eleitoral nos EUA está aberto, Donald Trump leva vantagem nos estados pêndulos, e a vitória do republicano por fortalecer as cotações do dólar mundo afora.
Os preços do petróleo "derreteram" nesta madrugada (-6,23% o barril do Brent), o ataque de Israel, na sexta-feira à noite, ao território iraniano, foi considerado pequeno pelo especialistas; mesmo assim existe a possibilidade de aumento no conflito no oriente médio.
No Japão, o partido do primeiro-ministro perdeu a maioria parlamentar, gerando incertezas na política monetária japonesa.
O movimento fez com que o iene tivesse a menor cotação perante o dólar dos últimos tempos, vale destacar que grandes fundos buscam dinheiro no Japão para fazer aplicações de carry trade mundo afora.
O dólar fechou sexta-feira em 5,71 com alta de +0,76%.
O Ibovespa fechou em baixa de -0,13% aos 129.893 pontos.
Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.
Olhares atentos no boletim Focus do Bacen.
Os preços do petróleo trabalham em baixa de -6,10% na média, o Brent está cotado a usd.71,14, e o WTI em usd.67,31 por barril.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.
AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações
BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25).
EUA: índice de atividade das empresas do FED de Dallas (11h:30).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Xangai: +0,68%, Hong Kong: +0,04%, Tóquio: +2,01%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,20% na média.
EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,13% na média.