Mercado se estressa com falas de Galípolo.
O dólar subiu forte no mercado nacional; depois de um início de semana mais tranquilo, em que o real tentava se manter abaixo do 5,40, ontem tudo virou, e a divisa norte-americana fechou com valorização de 2%, cotado em 5,60.
O ambiente já era de fortalecimento do dólar perante as divisas globais, com a expectativa de corte de juros nos EUA, os investidores foram a compras dos títulos do tesouro norte-americanos antes que o ciclo de corte comesse.
Porém aqui no Brasil o volatilidade foi intensa, fora o movimento de valorização do dólar no exterior, duas entrevistas de Galípolo confundiram e tensionaram as cotações do dólar.
Pela manhã Galípolo disse que o Bacen quase fez uma intervenção do mercado de câmbio semana passada, fala que contradiz com a calmaria que Campos Neto mostrou, afirmou ainda que o Bacen está atendo para novas altas da Selic, e com relação a outros temas foi muito confuso.
Na parte da tarde, em novo pronunciamento, Galípolo tentou reverter o que havia dito, o que gerou mais confusão ainda, e fizeram com que o dólar disparasse.
Importantes membros do governo, afirmaram em anonimato, que se Galípolo não “segurar um pouco sua língua” sua manutenção como principal indicado para próxima presidência do Bacen pode ficar comprometida.
Ontem teve início o simpósio de Jackson Hole, e para hoje está marcado o discurso de Jerome Powell (11:00h).
O Ibovespa fechou em baixa de -0,95% aos 135.173 pontos.
O índice DXY trabalha em baixa de -0,07% aos 101.327 pontos.
Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos em alta nesta manhã.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,85% na média, o Brent está cotado a usd.77,87, e o WTI em usd.73,72 por barril.
Olhares atentos no índice de vendas de casas novas e no discurso de Jerome Powell.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30h).
AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações
EUA: início do simpósio de Jackson Hole (09:00h), discursos de membros do FOMC (a partir das 09:00h), índice de vendas de casas novas, discurso de Jerome Powell (11:00h).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: +0,20%, Hong Kong: -0,16%, Tokio: +0,55%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,55% na média.
EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,45% na média.