AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03.07.2024

Mercado de câmbio segue tenso.

Ontem foi mais um dia marcado por entrevistas de Lula, que voltou a bater forte no Bacen e no seu Presidente Campos Neto.

A cada entrevista, Lula tensiona a corda, e o dólar segue firme em alta, ontem a divisão norte-americana chegou a ser cotada em 5,71, fechando o dia em torno de 5,67 com alta de +0,22%.

Grandes bancos destacaram que no final do dia, o desconto de dólar no fechamento, se deu pela conta de conexões do Bacen para Tesourarias de alguns dealers de câmbio, dando a entender que poderia haver algum tipo de lançamento de dólares no curto prazo.

Ontem pipocaram notícias de que a equipe econômica estava reunida para tomar medidas como a redução do IOF nas operações de câmbio, notícias essas desmentidas por Fernando Haddad no final do dia.

Haddad se posta como bombardeiro tentando encantar os ânimos do planalto central.

Lula convocou a equipe econômica para uma reunião hoje (16:30h), a assessoria do Presidente afirmou que os temas a serem discutidos serão a meta fiscal e a alta do dólar.

Alas do governo defendem que Lula deve antecipar o nome do novo Presidente do Bacen para encantar os mercados, Galípolo é a grande aposta.

Para deixar o dia mais complicado, amanhã é feriado nos EUA, então serão antecipados alguns indicadores como os pedidos de seguro-desemprego, porém o grande destaque do dia é a divulgação da ATA do FOMC.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,06% aos 105.342 pontos.

Os índices futuros de ações europeias e norte-americanas trabalham no alto desta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,07% na média, o Brent está cotado a usd.86,30, e o WTI em usd.82,85 por barril.

Procure nos pedidos de seguro-desemprego e na ata do FOMC nos EUA.

O Bacen realizará leilões de troca cambial para pontas de rolagens (11:30h).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL : produção industrial (09:00h), PMIs (10:00h), balança comercial (15:00h).

EUROPA : discurso do Presidente do BCE (11:15h).

EUA : discursos de membros do FOMC (08:00h), variação de empregos provados (09:15h), pedidos de seguro-desemprego (09:30h), PMIs (10:45h), dados do FOMC (15:00h).

BOLSAS DE VALORES:

ÁSIA : Xangai: -0,49%, Hong Kong: +1,28%, Tóquio: +1,25%.

EUROPA : trabalhando em alta de +1,10% na média.

EUA índices futuros : trabalhando em alta de +0,06% na média.