AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 17.08.2022

Hoje é dia da divulgação da ata do FOMC.

Os mercados devem trabalhar de forma cautelosa nesta quarta-feira, onde a divulgação da ata do FOMC é a estrela do dia.

Como sempre frisamos, a divulgação da ata é suma importância para o posicionamento dos mercados, e com a recrudescimento da inflação nos EUA, os mercados farão suas apostas após a divulgação do documento (15:00h).

Os dados de trabalho nos EUA mostram bom desempenho, e novamente a pergunta do “milhão” é se o aperto monetário será moderado ao não, a maioria dos players aposta em um FED mais moderado, com novas altas de 0,50%, porém, por um tempo maior.

Já em compasso de espera pela divulgação da ata, os índices futuros europeus e norte-americanos trabalham perto da estabilidade, com leva queda nos índices.

Aqui no mercado nacional a bola vez é a China, cresce a preocupação de menor atividade do gigante asiático, nosso maior comprador de commodities.

Com base na queda dos preços da commodities devido as notícias do mercado chinês, o dólar trabalhou em alta no mercado nacional, ontem a moeda norte-americana foi cotada entre 5,10 e 5,17, fechando por volta de 5,15.

No exterior o índice DXY fechou em leve queda de -0,06% aos 106.480 pontos.

As mesas operacionais aqui no Brasil preveem maior volatilidade nos mercados com o início dos comícios, e um movimento que se observa nos candidatos que estão à frente da pesquisa (Lula e Bolsonaro), é que ambos parecem não ter muito “apego” ao teto de gastos.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,90% na média, o Brent está cotado a usd.93,07 e o WTI a usd.87,33 por barril.

Dia de agenda cheia, olhares atentos aos dados do IGP-10 aqui no Brasil, aos dados de vendas ao varejo e na divulgação da ata do FOMC nos EUA.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30h).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: IGP-10 (08:00h).

EUROPA: PIB anual (06:00h).

EUA: dados hipotecários (08:00h), vendas ao varejo (09:30h), discurso de membros do FOMC (10:30h), divulgação da ata do FOMC (15:00h).

BOLSAS DE VALORES

Ásia: fecharam em alta de +0,90% na média.

Europa: trabalham em queda de -0,50% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,48% na média.