AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 15.08.2022

Mercados seguem cautelosos no exterior.

As bolsas asiáticas fecharam de maneira mista; com os dados fortes do índice de produção industrial, a bolsa de Tóquio fechou o pregão em alta de +1,14%, enquanto a bolsa de Shanghai (-0,02%), e Hong Kong (-0,67%) encerram em baixa, com os investidores preocupados com os movimentos entre China e EUA.

Os investidores chineses puxaram o freio de mão neste pregão após uma comitiva mista de representantes do Congresso norte-americano chegar a Taiwan.

A delegação norte-americana chegou a Taiwan na noite deste domingo e os investidores aguardam mais uma forte manifestação contraria do governo chinês.

Os preços do petróleo têm forte queda nesta manhã (-4,50% na média), depois da gigante saudita Aramco afirmar que vai aumentar a oferta de petróleo nos mercados.

Com bases nesses movimentos os índices futuros europeus e norte-americanos trabalham em baixa, os preços das commitidies, acompanhando o petróleo trabalham em queda nesta manhã, o que pode levar aos mercados a terem uma aversão maior ao risco nesta segunda feira.

No mercado de câmbio, o Brasil novamente se descolou do exterior, e o dólar, após abrir na sexta feira acima de 5,17, perdeu força na parte da tarde e encerrou por volta de 5,08; na semana o dólar recuou -1,80% com relação ao real.

No exterior o índice DXY fechou em alta de +0,51% aos 105.631 pontos.

Investidores apontam que no curto prazo grandes fundos trocaram parte de suas posições em dólar para os juros internos, o que explica a queda descolada do exterior do dólar no mercado nacional.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -4,50% na média, o Brent está cotado a usd.93,62 e o WTI a usd.87,89 por barril.

Dia de agenda econômica mundial fraca hoje.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30h).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25h), IBC-Br (09:00h).

EUROPA: total de ativos de reserva (08:00h).

EUA:  Índice Empire States de atividade industrial (09:30h).

BOLSAS DE VALORES

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,02%, Tóquio em alta de +1,14%.

Europa: trabalham em baixa de -0,30% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,55% na média.