AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 24/05/2022

O dia será agitado: discurso de Biden, indicadores econômicos e movimento político nacional nos radares.

As bolsas de valores mundiais tiveram um dia positivo, com o maior apetite ao risco depois de uma positiva entrevista de Joe Biden com relação a China, o índice Dow Jones fechou em alta de +1,98% e a Nasdaq +1,59%; no Brasil a B3 superou a marca dos 110 mil pontos fechando em alta de +1,71%.

Biden disse que vê a possibilidade de retirar várias tarifas de importação de produtos chineses que foram alvo de aumento de alíquotas no governo Trump.

O mercado de câmbio, refletindo o bom humor dos mercados ao risco, trabalhou em queda, o índice DXY fechou em baixa de -1,04% aos 102,076 pontos.

O real teve o melhor desempenho entre todas nas moedas globais, contando com o atrativo retorno das taxas de juros, a moeda norte-americana fechou com queda de -1,41%. O dólar trabalhou entre 4,80 e 4,88.

Como se diz nas mesas operacionais, o Brasil não é para amadores, e a notícia que saiu na noite de ontem colabora com essa premissa...

Depois de apenas 40 dias no comando da Petrobras, Jose Mauro Coelho foi demitido pelo Presidente Jair Bolsonaro. Caio Paes de Andrade, secretário especial de desburocratização do Ministério da Economia é o novo indicado.

O movimento mostra o “caos” político nacional, e segundo analistas, visam minar a atual política de preços que vem sendo duramente criticada pelo Presidente da República.

Mais do que o nome do indicado, os mercados colocam nos radares uma possível troca de toda mesa diretora, e esse movimento pode gerar volatilidade.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,05% na média, o Brent está cotado a usd.110,75 e o WTI a usd.110,28 por barril.

Olhares atentos aos dados do IPCA-15 no Brasil, nos dados de PMI e vendas de casas novas nos EUA, e ao discurso de Jerome Powell.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30h.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: IPCA-15 (09:00h).

EUROPA: discurso da presidente do BCE (15:00h).

EUA: índice Redbook (09:55h), PMI industrial (10:45h), venda de casas novas (11:00h), discurso de Jerome Powell (13:20h).

BOLSAS DE VALORES

Ásia: fecharam em baixa de -1,80% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,80% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa -1,00% na média.