AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 23/05/2022
Mercados aguardam a desaceleração do IPCA na divulgação desta semana.
A estimativa de desaceleração do IPCA está nos radares das mesas operacionais, uma vez que que o índice deve refletir a bandeira verde de energia e projeto de corte de ICMS que tramita na Câmara.
A divulgação do IPCA está prevista para ser divulgada amanhã, e mesmo prevendo uma boa desaceleração do índice neste mês, a projeção que os mercados fazem é de um IPCA de 12,03% ao ano após a medição do último mês.
O mercado também estará atento a divulgação da Ata do FED nesta quarta-feira, Powell disse em entrevista na última semana que vai aumentar os juros o tanto quanto for necessário para domar a maior inflação verificada em 40 anos nos EUA.
Os mercados tendem a ter maior volatilidade na quarta até a divulgação da ata.
A semana deve começar bem para as bolsas de valores, os índices futuros europeus e norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.
A B3 também pode surfar a abertura dos mercados, pois também registra uma alta de +1,44% no índice futuro.
O dólar no mercado doméstico, acompanhando o exterior, trabalhou em queda na sexta-feira operando entre 4,89 e 4,97; no exterior o índice DXY fechou em baixa de -0,98% aos 102,165 pontos.
Nova pesquisa eleitoral foi divulgada pelo Instituto Ipespe, e mostra um quadro de estagnação nos percentuais dos candidatos. Lula aparece com 44% das intenções de voto, Bolsonaro com 32% e Ciro Gomes com 8%.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,20% na média, o Brent está cotado a usd.111,17 e o WTI a usd.111,48 por barril.
Devido à greve dos funcionários do Bacen, não deverá ser divulgada a pesquisa semanal do relatório Focus.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30h.
AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações
BRASIL: relatório Focus (08:25h) aguardando confirmação, IBC-Br (09:00h).
EUROPA: encontro do Eurogrupo (a partir das 09:00h).
EUA: índice de atividade nacional do FED de Chicago (09:30h).
BOLSAS DE VALORES
Ásia: fecharam em alta de +0,50% na média.
Europa: trabalham em alta de +0,40% na média.
EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,80% na média.