AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 17.02.2022

Fluxo estrangeiro continua derrubando as cotações do dólar.

O dólar continua perdendo terreno no mercado nacional com a volta dos estrangeiros para operações de carry trade e para B3.

O carry trade, abandonado quando a Selic estava a 2,00% ao ano, ganha folego com a expectativa de taxa por volta de 12,75% ao final do ano.

A alta dos preços das commodities no mercado internacional também é um forte atrativo para os estrangeiros, já que nossa Bolsa tem vários gigantes que compõe o índice.

Ajudou ontem na queda do dólar, a ata do FOMC, que mostrou que de fato os juros norte-americanos devem começar o ciclo de altas muito provavelmente no próximo mês, porém sem outras novidades, o que trouxe alívio aos mercados.

As mínimas do dólar foram alcançadas na última meia hora de pregão, a moeda norte-americana trabalhou entre 5,129 e 5,198. Verificou-se junto as mesas operacionais que grandes exportadores saíram vendendo suas posições, o que colaborou com a queda. Neste mês o dólar já recuou -2,17%, sendo que desde o começo do ano a queda é de -7,98%.

Conforme divulgado pela Reuters, o governo brasileiro prepara uma medida provisória para o mercado de capitais, em que se prevê a redução de alíquotas para investimentos no Brasil em títulos privados. Se a medida provisória vingar, o fluxo estrangeiro pode aumentar ainda mais.

No mercado internacional, onde a apetite ao risco também é verificado, dólar também caiu, fechou em queda de -0,30% aos 95,701 com relação às moedas do índice DXY.

Os mercados continuam monitorando a situação entre Rússia e Ucrânia; após o presidente russo anunciar a retirada de parte das tropas das fronteiras, alguns observadores disseram que o movimento que acontece não é o informado.

Olhares atentos hoje aos dados de seguro-desemprego nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -2,40% na média, o Brent está cotado a usd.92,66 por barril e o WTI a usd.91,41 por barril.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: reunião do CMN (09:00hs).

EUROPA: discursos de membros do BCE (a partir das 07:00hs).

EUA: licenças de construções, atividade industrial, pedido de seguro-desemprego (10:30hs), discursos membros do FGOMC (13:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em alta de +0,06%, Tóquio em baixa de -0,83%.

Europa: trabalham em baixa de -0,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,32%.