AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 28/01/2022

Rali no mercado de câmbio pode ser uma amostra para os próximos meses.

Ontem foi dia de forte volatilidade no mercado de moedas pelo mundo todo amparado pelo final da reunião do FED que demonstra que inicio do ciclo de altas dos juros pode ocorrer a partir de março.

Na abertura dos mercados, o dólar, na contramão das expectativas do mercado, caia forte no Brasil e no exterior, porém após a divulgação do PIB trimestral, que veio acima do esperado, o dólar começou a recuperar o terreno perdido pela manhã e fechou em alta de +0,90% aos 97,255 com relação ao índice DXY.

No Brasil, a volatilidade foi maior ainda, o dólar abriu acima de 5,42, porém seguindo as moedas no exterior começou a cair forte, chegando a ser cotado por volta dos 5,35. Não resistindo e seguindo também o exterior, a moeda passou a subir após o almoço e fechou por volta de 5,43.

O rali do dólar no Brasil vem na esteira das operações de carry trade e no aporte de fundos junto a B3.

Com a perspectiva de Selic acima dos dígitos, algumas mesas calculam que o custo de “ficar comprado em dólar” pode não valer a pena, e migram para o mercado de renda fixa, para auferir ganhos no curto prazo.

Segundo verificado, vários grandes fundos nacionais e internacionais estão enxergando várias “barganhas” na B3, sendo que esse movimento leva a nossa bolsa a ter desemprenho superior as demais mundo afora, ontem a B3 fechou em alta de +1,19% aos 112.612 pontos.

Vale lembrar que os riscos fiscais vão voltar as discussões neste ano eleitoral, ontem foi verificado tensão entre prefeitos e governados após anúncio do aumento do piso salarial dos professores que pode ser acima dos 30%.

Nova pesquisa eleitoral mostra que Lula está com folga na liderança. Divulgada pelo instinto Ipespe, ela mostra Lula com 44%, Bolsonaro com 24%, Moro e Ciro com 8% e Doria com 2%.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,35% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IGP-M (08:00hs), taxa de desemprego (09:00hs).

EUA: custo de emprego, gastos pessoais e índice de preços(10:30hs), índice Michigan de percepção do consumidor (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,97%, Tóquio em alta de +2,09%.

Europa: trabalham em baixa de -1,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,20%.