AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 27/01/2022

Decisão do FED dentro das expectativas.

Com o fim da reunião do FED, a declaração do FOMC mostra que ao ciclo de altas pode começar agora em março, e em nova frente, o FED diz que vai começar a reduzir o seu balanço de ativos, logo após o início do ciclo de altas dos juros.

O FED tem aproximadamente usd.9 trilhões em seu balanço, sendo que o número subiu muito em decorrência dos estímulos monetários que começaram em março de 2020.

Jerome Powell destacou que todos os movimentos serão tomados com o máximo de prudência possível, e destacou que o ritmo de alta inflacionaria pode estar um pouco acima da visão que o colegiado estava observando, ele disse que a pressão nos preços poderá ser mais persistente do que o previsto.

Com bases no movimento do FED, que mostra que o ciclo de alta dos juros pode começar na próxima reunião, o dólar no mercado nacional que caia de forte, chegando a ser cotado no interbancário abaixo dos 5,40, reverteu a queda nos momentos finais dos negócios e fechou por volta dos 5,44.

A B3 chegou a trabalhar em alta superior aos +2,00%, porém recuou no final do pregão, fechando em alta de +0,98% aos 111.289 pontos.

Agora passada a decisão do FED os mercados vão acompanhar atentamente os índices de juros dos títulos de 10 anos do tesouro norte-americano.

No exterior aumentam as preocupações relacionadas a possível invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Ontem Vladimir Putin disse que a não invasão estaria condicionada a não entrada da Ucrânia na OTAN, o que foi prontamente rechaçado. O presidente Joe Biden defendeu, desta vez de forma enfática, que os países membros da ONU imponham restrições comerciais e econômicas à Rússia.

Olhares atentos hoje aos dados de seguro-desemprego e do PIB trimestral nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,30% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: reunião do CMN (09:00hs).

EUA: PIB trimestral, pedidos de seguro-desemprego (10:30hs), vendas pendentes de moradias (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -2,80% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,30% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,10%.