AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 26/01/2022

Hoje é dia de decisão de taxa de juros nos EUA.

Embora alguns poucos analistas apostem na primeira alta dos juros, a maioria afirma que novamente o FED deve mais uma vez preparar o terreno para o início do ciclo de alta dos juros.

O FED com muita responsabilidade vem a “conta gotas” sinalizando os passos que irá tomar a fim de não gerar forte estresse nos mercados mundiais.

O mercado nacional, de maneira surpreendente, vem tomando rumos antagônicos com relação ao que era previsto. As bolsas norte-americanas vêm de várias sessões de queda, porém a B3 sobe bem dentro do mês.

Ontem, véspera do anúncio do FED, as bolsas nos EUA fecharam em queda de -1,80% na média, já a B3 que “surfa” na alta das commodities teve forte alta, encerrando o dia aos 110.204 pontos com alta de +2,10%.

Com o movimento dos estrangeiros, que estão aportando recursos no mercado nacional, tanto para renda variável como para renda fixa, se aproveitando da alta da Selic, o dólar não manteve a sequência de três dias de altas. Ontem a moeda norte-americana teve forte recuo na parte da tarde, e fechou em torno de 5,45.

No exterior, fora a divulgação do FED, os mercados seguem atentos aos movimentos da Rússia na fronteira da Ucrânia. Uma possível invasão e guerra com os países da OTAN podem fazer os preços do petróleo dispararem, pressionando ainda mais a inflação mundo afora.

Na Europa se verifica a diminuição dos casos da variante Ômicron. Ainda com lotações máximas nos hospitais, as recentes divulgações trazem esperança de que o fim da pandemia no continente esteja perto.

O Brasil foi convidado com mais sete países a entrar na OCDE. A entrada do Brasil no clube dos ricos pode acontecer no prazo de até cinco anos, e requerem uma série de mudanças estruturais na economia. O pedido de andamento de adesão foi dado em 2017 pelo então Presidente Michel Temer.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,70% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IPCA-15 (09:00hs).

EUA: dados hipotecários (09:00hs), balança comercial de bens (10:30hs), vendas de casas novas (12:00hs), decisão de taxas de juros e coletiva do FOMC 16:00hs)

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai em alta de +0,66%, Tóquio em baixa de -0,44%.

Europa: trabalham em alta de +1,80% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,95%.