AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 14/01/2022

Gastos extras preocupam os mercados internos.

O Ministro Paulo Guedes sofreu uma grande derrota, através de um decreto presidencial, Jair Bolsonaro, deu poderes a Casa Civil para barrar decisões orçamentárias da pasta da economia.

A partir de agora as decisões do Ministério da Economia sobre os remanejamentos do orçamento e liberações de recursos dependem de autorização do previa da Casa Civil.

Ainda sobre o Ministro Paulo Guedes, ele recebeu para uma reunião de conciliação, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais, Isac Falcão, porém conforme verificado a reunião foi frustrante e as partes não chegaram a um acordo, ou seja, a greve continua e deve ganhar corpo. Ontem mais 80 auditores do alto escalão entregam seus postos.

Crescem as preocupações com gastos extras em ano eleitoral, os servidores públicos de movimentam para reajuste salarial em várias categorias.

Com os dados um pouco acima das expectativas em relação aos pedidos de seguro-desemprego e dos índices de preços ao produtor nos EUA, o dólar perdeu força novamente perante as moedas do índice DXY, fechando aos 94,790 pontos com queda de -0,13%.

Autoridades do FED disseram ontem em entrevistas que o movimento de alta dos juros deve de fato começar em março a fim de combater a inflação mais alta registrada nos EUA nos últimos 40 anos.

No mercado interno, o dólar continua sua trajetória de queda no curto prazo, ontem trabalhou entre 5,52 e 5,59, encerrando por volta de 5,53. Nesta semana a queda da moeda norte-americana está em -1,81%.

Movimentos no exterior, que levaram as quedas nas bolsas dos EUA e Brasil seguraram uma queda mais efetiva da moeda norte-americana, veremos hoje se o Real terá força para testar a barreira psicológica dos 5,50.

Olhares atentos hoje aos dados de vendas ao varejo tanto no Brasil como nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,05% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: vendas no varejo (09:00hs).

EUROPA: discurso da presidente do BCE (10:15hs).

EUA: vendas no varejo (10:30hs), produção industrial (11:15hs), índice Michigan de percepção do consumidor (12:00hs), discursos de membros do FOMC (13:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,90% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,48% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,04% na média.