AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 04.01.2022

Primeiro dia do ano começa com a variante Ômicron nos radares.

O mercado de câmbio devolveu toda a queda verifica no último dia negócios do ano passado. Depois da última PTAX de 2021 (5,5805) o mercado voltou a ser tomador e dólar fechou acima dos 5,67 ontem.

Algumas mesas apontaram a forte queda do dólar no último dia de negociação, e outros, os problemas causados pela variante Ômicron do coronavírus, para que o dólar subisse com força.

Colaborou com a alta do dólar no mercado interno o Boletim Focus, que novamente vê um dólar de 5,63 e revisou novamente para baixo as expectativas de aumento do PIB.

As mesas operacionais dos grandes bancos já trabalham com o PIB zerado ou levemente negativo para esse ano.

Seguindo seus pares da Receita Federal, os servidores do Banco Central do Brasil começaram a entregar seus cargos de chefia, e o movimento deve a ganhar adesão dos demais funcionários do órgão.

As consultas de Declarações de Importação junto ao sistema da Receita Federal já apresentam problemas devido à greve. Apesar de desembaraçadas, as Declarações não aparecem nos sistemas da Receita Federal. Segundo verificado, vários importadores estão com problemas de desembaraço.

A Receita Federal aumentou o limite de compras no exterior com isenção de impostos de usd.500,00 para usd.1.000,00, o aumento de limite também atinge as compras em duty free ou free shop de usd.300,00 para usd.500,00. O último aumento de limite ocorreu a 26 anos atrás, e a mediada começou a valer desde o dia 01 de janeiro.

O Presidente da República continua internado após mal-estar nos dias de férias. A equipe médica ainda avalia se haverá ou não necessidade de nova cirurgia.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,80% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUA: índice Redbook (10:55hs), ofertas de empregos, PMI industrial (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,20%, Tóquio em alta de +1,77%.

Europa: trabalham em alta de +0,70% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,35% na média.