AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 29.12.2021

Tratada como “onda” por alguns, pandemia volta a assustar.

Ontem o mundo se assustou, pela primeira vez desde seu início a pandemia teve em um único dia mais de 1 milhão de infectados. Só nos EUA foram registrados ontem mais de 440 mil casos.

A variante Ômicron, conforme previsto, á a grande responsável pelos casos, se tornando dominante como disseram os cientistas quando de sua descoberta.

Devido a sua menor letalidade, os governos apesar de restrições a mobilidade, relutam em novos lockdowns nos comércios e indústrias.

A variante tem potencial para lotar os leitos hospitalares, o que deve levar a saturação dos sistemas.

Veremos após a virada do ano se o mercado continuará a se portar como nesta semana; pelo fato da liquidez estar reduzida neste período de festas, não observamos volatilidades.

No mercado interno o movimento de greve dos funcionários da Receita Federal ganha corpo e deve fazer com que outros segmentos do funcionalismo público sigam o mesmo caminho.

No seguimento do comercio exterior os fiscais estão fazendo uma espécie de “operação tartaruga”, liberando cargas perecíeis e remédios. Toda cadeia deve sofrer com atrasos.

Dentro do quadro de liquidez reduzida, o dólar no Brasil acompanhou as demais moedas no exterior e fechou perto da estabilidade sendo cotada por volta de 5,64.

Na agenda econômica teremos hoje no Brasil os dados do IGP-M mensal, e nos EUA os dados de vendas de moradias pendentes.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,10% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IGP-M (08:00hs).

EUA: dados hipotecários (09:00hs), balança comercial de bens (10;30hs), vendas pendentes de moradias (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,70% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,15% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,18% na média.