Último Boletim Focus do Bacen mostra cenário desafiador.

O dólar tem previsão de encerramento neste ano em torno de 5,63, e para o fim de 2022 a estimativa é 5,60. Vale lembrar que há um mês atrás a expectativa era que o dólar encerrasse o ano em 5,50.

O Real terá um 2022 desafiador, pois teremos pela frente o início do ciclo de altas das taxas dos juros norte-americanos, os problemas de demanda global de vários segmentos, e as eleições, que vão mexer com o mercado interno de maneira intensa.

A projeção da Selic se manteve em 11,5% para 2022.

O IPCA tem estimativa de encerramento em 10,02%, um pouco abaixo da última divulgação, que era de 10,04%.

Para o PIB as expectativas são desanimadoras. Para esse ano a previsão de crescimento é de 4,51%, porém para o ano que vem os números recuaram ainda mais, agora marcado uma tímida alta de 0,42%.

Alguns grandes bancos soltam em seus relatórios projeções mais pessimistas em relação ao PIB, sendo observado que existe a possibilidade que o número se torne negativo.

Com baixa liquidez o dólar perdeu força no mercado interno. Apesar de começar o dia em forte alta, sendo cotado novamente perto de 5,71, recuou na parte da tarde encerrando por volta de 5,64. No exterior, o dólar teve leve ganho perante as moedas do índice DXY, fechando em alta de +0,08% aos 96,093 pontos.

A forte alta da pandemia continua castigando o mundo, na Europa vários países registram mais de 100 mil casos diários, e nos EUA os números superam os 200 mil casos por dia.

As viagens de fim de ano ficaram extremamente comprometidas pelo cancelamento de mais de 7000 voos neste final de semana. A falta de tripulantes, que sofrem com a contaminação, deve levar mais tensões, não só no setor de turismo, mas também nas redes de distribuição mundo afora.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,90% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: taxa de desemprego (09:00hs).

EUA: índice Redbook (10:55hs), índice de preços de imóveis (11:00hs), confiança do consumidor (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,80% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,50% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,18% na média.