AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 27.12.2021

Boletim Focus e variante Ômicron nos radares.

Conforme a publicação da semana passada, o dólar tinha previsão de encerramento no ano em torno de 5,60, e depois de trabalhar praticamente toda semana acima de 5,70, na sexta-feira encerrou por volta de 5,67, se aproximando da expectativa dos economistas.

Vale lembrar que as previsões que saem no Boletim Focus, são relacionadas a visão semanal do cenário econômico, previsões maiores, como de um ano por exemplo, são praticamente inviáveis.

Dentro do cenário que ainda embaralha o mundo, temos a variante Ômicron do corona vírus, que atinge fortemente a Europa, onde países como a França por exemplo registram mais de 100 mil casos diários. Nos EUA a variante também está em franca expansão, e na China os casos começam a ser reportados, levando as maiores taxas verificadas em mais de um ano.

O fluxo reduzido nesta semana será verificado, qualquer operação de maior monta tem poder de trazer certa volatilidade nos mercados, principalmente o cambial.

Ainda será verificado nestes últimos dias saídas fortes, principalmente relacionadas as remessas de lucros e dividendos ao exterior.

Mesmo com o recesso dos parlamentares, o movimento que vem de Brasília relacionado ao aumento dos salários dos servidores da Polícia Federal está nos radares; mais de 600 funcionários de alto escalão da Receita Federal entregaram seus cargos, e o movimento relacionado ao reajuste do funcionalismo publico vai trazer tensões as mesas operacionais, visto que em ano eleitoral, as torneiras abertas relacionadas aos gastos com reajustes podem trazer turbulência.

Os embates, relacionado a vacinação das crianças e as chuvas que castigam o Estado da Bahia também trazem atenção ao noticiário político.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,00% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: boletim Focus (08:25hs), receita tributária federal (14;00hs).

EUA: índice de atividade das empresas do FED de Dallas (12:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,30% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,18% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,08% na média.