AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 23.12.2021

Menor letalidade da variante ômicron leva certo ânimo aos mercados.

As bolsas de valores mundiais tiveram um dia de recuperação com as notícias de estudos na África do Sul de que a nova variante do coronavírus é de menor gravidade que as variações anteriores.

Apesar do contágio ser maior, os sintomas graves são bem menores do que a variante Delta por exemplo; o que preocupa é a capacidade dos hospitais em atender a demanda alta que se verifica principalmente nos países europeus e nos EUA.

As bolsas norte-americanas registraram ganhos de +1,00% na média, enquanto a B3 foi na contramão, fechando em queda de -0,24% aos 105.244 pontos.

Outros dados que levaram a alta acionária foram os dados de confiança do consumidor e PIB trimestral nos EUA, que saíram acima das expectativas.

No mercado de câmbio, com as notícias, mas animadoras da variante ômicron, foi verificado apetite ao risco. O dólar no exterior caiu perante as moedas globais, com relação ao índice DXY recuou -0,43% fechando aos 96,076 pontos.

No Brasil, após trabalhar quase todo dia acima dos 5,70, o dólar, acompanhando o exterior, passou a cair na parte da tarde e encerrou cotado por volta de 5,68.

Com os parlamentares em férias, os noticiários que vem de Brasília ficarão focados nos líderes partidários e nos movimentos dos possíveis candidatos à eleição do próximo ano.

O anúncio de aumento de salários apenas para os policiais federais jogou gasolina na fogueira. Ontem vários chefes de alto escalação da Receita Federal entregaram seus cargos, e seus pares do Bacen ameaçam fazer o mesmo, o que pode levar a um efeito cascata e trazer novas preocupações relacionadas ao orçamento.

Olhares hoje aos dados de pedidos de seguro-desemprego e vendas de casas novas nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,30% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IPCA-15 (10:00hs).

EUA: pedidos de bens duráveis, pedidos de seguro-desemprego, índices de preços e gastos pessoais (10:30hs), vendas de casas novas (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta +0,60% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,80% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,20% na média.