AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 22.12.2021

Mesmo com novo leilão à vista, dólar se mantem elevado.

Conforme programado, o Bacen fez, fora o leilão de swap para fins de rolagens, mais um leilão à vista na ordem de usd.500 milhões, porém se mostrou insuficiente para baixar a cotação do dólar no mercado doméstico.

A procura da moeda nesses últimos dias do ano, já com olhares para o futuro, devem fazer o dólar encerrar o ano perto dos 5,70, salvo alguma surpresa. Segundo o último boletim Focus, o dólar deveria encerrar por volta de 5,60, ou seja, entre o boletim Focus e as atuais cotações temos uma variação por volta de 1,8%.

O dólar encerrou o dia por volta de 5,748.

Fora os movimentos do exterior relacionados a variante ômicron, ontem Brasília deu sua contribuição para que o dólar não tivesse um pouco mais de “refresco”.

No fim dos trabalhos no Congresso, os parlamentares aprovaram o projeto de lei orçamentário do próximo ano, com previsão do novo valor do fundo eleitoral e previsão de aumento salarial para os policiais federais.

O texto agora prevê que o valor para financiamento público das campanhas do ano que vem será na ordem de R$.4,9 bilhões, o que é um recorde, sendo que o valor foi totalmente descaracterizado da regra que existia, que relacionava o aumento baseado na inflação. Ou seja, o “centrão” fez valer sua vontade, sua força.

O movimento de aumento de salário previsto para o ano que vem apenas para os policiais federais promete fazer barulho nas instituições públicas. Em carta aberta, o funcionalismo publico vinculado a Receita Federal já mostra tensão, e vários auditores fiscais já colocam seus cargos à disposição por não concordar com o movimento.

Olhares hoje aos dados do PIB trimestral norte-americano.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,50% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs) mais leilões extras de swap para liquidez, que acontecem todas segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: confiança do consumidor FVG (08:00hs).

EUA: dados hipotecários (09:00hs), PIB trimestral (10:30hs), índice de atividade do FED de Chicago (10:30hs), vendas de casas usadas, confiança do consumidor (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,07%, Tóquio em alta de +0,16%.

Europa: trabalham em alta de +0,18% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,30% na média.