AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 10.12.2021

Cenário incerto traz cautela as mesas operacionais.

Hoje saem os dados dos índices de preços do consumidor, tanto nos EUA como no Brasil, e as mesas operacionais reduziram seus negócios aguardando os índices, que são a previa inflacionária e cercam de incertezas o cenário econômico.

Caso o número nos EUA mostre aceleração acima das expectativas o mercado trabalha com a possibilidade de o FED antecipar de fato a alta de juros. A reunião dos membros do FED acontece na próxima quarta-feira.

Com bases nesse movimento o dólar teve força renovada no exterior e subiu perante as moedas do índice DXY fechando com alta de +0,29% aos 96,271 pontos.

Com o movimento de alta do dólar no exterior, as moedas emergentes não ficaram incólumes, sendo o que o Real devolveu parte dos ganhos dos últimos dias. A moeda norte-americana flertou novamente com casas acima de 5,60, fechando por volta de 5,58.

Outro movimento observado que freou a queda do dólar no Brasil, foi a intensa compra feita por importadores, que começaram o movimento já na quarta a tarde aproveitando a recente queda da moeda.

Dezembro é um mês notoriamente de maiores saídas, o Bacen está realizando leiloes extras de swap cambial todas as segundas e quartas-feiras para dar liquidez adequada ao mercado cambial.

Olhares atentos hoje aos índices de preços ao consumidor no Brasil e nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham alta de +0,20% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: índice de preços ao consumidor (09:00hs).

EUROPA: discursos de membros do BCE (a partir das 07:00hs).

EUA: índice de preços ao consumidor (10:30hs), índices de confiança do consumidor (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,80% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,28% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,25% na média.