AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 08.12.2021

Hoje é dia de divulgação da nova taxa de juros Selic.

A econômica brasileira já não vinha bem, e a pandemia trouxe a “pá de cal” para a pretensa norma de dólar alto e juros baixos.

O dólar de fato está alto, e impactada de forma forte os preços dos combustíveis e toda a cadeia de consumo, pressionando os preços e trazendo de volta o fantasma da inflação.

Os juros que outrora estava em níveis de “países de primeiro mundo” à 2,00% ao ano, se adequa de forma apressada e correta para a maior taxa desde 2012. A Selic segundo a maioria esmagadora das apostas deve ir a 9,25% ao ano, e não deve parar por aí. O ciclo de alta de juros nesta velocidade só foi verificado em 2002.

O dólar ontem subiu ontem no exterior com as notícias de que a cepa ômicron não trará cenário mais desafiador na pandemia, com relação às moedas do índice DXY fechou em alta de +0,04% aos 96,369 pontos.

Já no Brasil, foi observado movimento de realização de lucros de grandes players, que aproveitando maior apetite externo ao risco, destravaram suas posições; o dólar fechou em torno de 5,62 com baixa de -1,27%.

Movimento que vem de Brasília pode reduzir a volatilidade dos mercados. Em comum acordo, a Câmara e o Senado através de seus presidentes afirmaram ontem à noite que os pontos em comum da PEC dos precatórios serão promulgados hoje. Desta forma abre-se o caminho para o Auxílio Brasil.

Olhares atentos aos dados de vendas no varejo aqui no Brasil e aos dados de ofertas de empregos nos EUA.

Os índices futuros das bolsas norte-americanas têm forte alta nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em alta +0,48% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL:  vendas do varejo (09:00hs), confiança do consumidor Reuters (13:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs), decisão da taxa de juros Selic (18:00hs).

EUROPA: discurso de membros do BCE (08:30hs).

EUA: dados hipotecários (09;00hs), ofertas de empregos (12:00hs)

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,60% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +2,00% na média.