AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 02.12.2021

Depois de uma manhã tranquila, mercado muda o rumo com Powell e PEC dos precatórios.

O baixo volume verificado nas mesas operacionais e o movimento tranquilo no exterior ditavam os rumos para uma trajetória de queda do dólar e alta na B3. A moeda norte-americana era cotada abaixo dos 5,60 e a B3 tinha alta de +2,30% acima dos 120.000 pontos.

Porém após as divulgações de índices nos EUA que mostraram forte atividade econômica e com o discurso de Jerome Powell, reafirmado que a inflação é persistente, e que o momento é apropriado para o início do ciclo de alta dos juros, o mercado começou a inverter.

A B3 fechou em baixa de -1,12% aos 100.775 pontos e o dólar puxou forte, encerrando acima dos 5,67.

Pesaram no movimento de alta da moeda norte-americana, as preocupações com a nova variante do coronavírus, e com mais força, o adiamento da votação da PEC dos precatórios, que estava programada para ontem.

Segundo analistas, a cada dia que a PEC fica fora do plenário, novas mudanças podem ocorrer, e os mercados refazem seus cálculos. Mudanças bruscas no texto irão fazer o texto voltar à Câmara e atrasar todo o processo.

O mercado está receoso de que a PEC não passe no Senado, o que pode abrir as portas para o orçamento de guerra, já alardeado pelos governistas.

Ontem, uma das desculpas dos senadores foi a que a casa estava voltada para a sabatina de Andre Mendonça para ocupar uma cadeira do STF. No final do dia o nome do ex-ministro da Justiça foi aprovado, e será o segundo ministro indicado por Bolsonaro a ter assento no STF.

Hoje olhares aos dados do PIB brasileiro e aos pedidos de seguro-desemprego nos EUA

Os preços do petróleo trabalham em alta +2,10% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial pelo Bacen.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: PIB trimestral e anual (09:00hs).

EUROPA: discurso de membros do BCE (11:00hs).

EUA:  pedidos de seguro-desemprego (10:30hs), discursos de membros do FOMC (13:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,70% na média.

Europa: trabalham em baixa de -1,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,40% na média.