AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 30.11.2021

Mercados cautelosos com nova variante.

Depois de uma sexta-feira negra, ontem os mercados acionários tentaram se recuperar. Após notícias de cientistas da África do Sul, onde cepa ômicron foi descoberta, de que provavelmente ela seja de contágio maior, porém de letalidade tal qual as variantes existentes, os mercados refizeram seus cálculos.

Também ajudou em muito o movimento de recuperação as garantias de Joe Biden de que não haverá lockdowns nos Estados Unidos.

Os mercados vão acompanhar de perto os movimentos da nova variante, principalmente no continente europeu onde cepa já foi detectada em diversos países.

Com menos tensão a maioria das bolsas fecharam em alta. Nos EUA a alta foi de +1,00% na média e no Brasil a alta de foi de +0,58% aos 102.814 pontos.

No mercado de câmbio local o dólar teve mais um dia nervoso. Notícias de Brasília relacionadas a um possível “orçamento de guerra” que poderia ser decretado para enfrentamento da nova cepa do coronavírus se juntaram a PEC dos precatórios e levaram o dólar a trabalhar novamente perto de 5,62.

A leitura que o mercado faz é a seguinte, se a Pec dos precatórios não passar pelo Senado, o orçamento de guerra pode ser decretado e assim viabilizaria os valores pretendidos para o Auxílio Brasil.

A CCJ do Senado deve votar hoje a PEC dos precatórios, e Rodrigo Pacheco disse em entrevista ontem a noite que caso passe pela CCJ o texto pode ser votado nesta quinta-feira. Os governistas querem que o texto seja colocado hoje mesmo em plenário, porém conforme verificado o governo não tem maioria ainda no Senado para devida aprovação.

Os índices futuros das bolsas europeias e norte-americanas trabalham em baixa nesta manhã.

Hoje nos EUA novo discurso de Jerome Powell e dados de confiança do consumidor, no Brasil dados de variação de empregos.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -2,50% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: taxa de desemprego (09:00hs), balanço orçamentário (09:30hs), índice Caged de empregos (10:00hs).

EUA:  índice Redbook (10:55hs), índice de preços de imóveis (11:00hs), PMI de Chicago (11:45hs), dados de confiança do consumidor e discurso de Jerome Powell (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em alta +0,03%, Tóquio em baixa de -1,63%.

Europa: trabalham em baixa de -1,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -1,00% na média.