AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 29.11.2021

Nova cepa do coronavírus, PEC dos precatórios e discurso de Powell nos radares.

Depois de uma sexta-feira terrível os mercados amanhecem mais calmos nesta segunda-feira no exterior. Os índices futuros das bolsas europeias e norte americanas trabalham em alta.

Com a divulgação da nova cepa (ômicron) as bolsas derreteram mundo afora e o dólar flertou com as casas de 5,70 aqui no Brasil, fechando por volta de 5,60 na última sexta-feira.

A preocupação num primeiro momento é com os países europeus, que já mostravam que a quarta onda da pandemia estava ocorrendo em vários países, e sendo essa cepa mais contagiosa, o velho continente pode ser durante castigado.

Vários países, incluindo o Brasil, proibiram a entrada de voos provenientes de vários países africanos onde a ômicron foi detectada, porém conforme especialistas, é apenas questão de tempo para a nova variante atingir a maioria dos países, tal qual aconteceu com a variante Delta, que surgiu na Índia e se espalhou mundo afora.

No Brasil logo na abertura dos mercados saem os dados do boletim focus semanal, e devemos observar as expectativas dos economistas para a semana. O boletim pode não reproduzir as notícias da nova cepa, que saíram na sexta, e ficar mais focado nos dados fiscais brasileiros.

A PEC dos precatórios domina as discussões em Brasília. Com previsão de votação na CCJ do Senado amanhã, a base governista pretende que além de passar na comissão, o projeto seja colocado em votação no plenário para celeridade do projeto.

Porém as notícias que foram verificadas no final de semana podem não ser muito animadoras para base governista. Vários Senadores querem mudanças no projeto, o que deve levar a alteração no texto e volta do projeto para Câmara.

Nos EUA teremos discurso de Jerome Powell, esse bem aguardado nos mercados após membros do FED tem dito em entrevistas que o ciclo de alta de juros pode ser antecipado.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +5,00 na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem (11:30hs), além de leilões extras que ocorrem todas as segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IGP-M (08:00hs), boletim focus do Bacen (08:25hs), índice Caged de empregos (10:00hs).

EUROPA: discurso da presidente do BCE (14:15hs).

EUA: vendas pendentes de moradias, discurso de Jerome Powell (12:00hs), discursos de membros do FOMC (a partir das 12:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,80% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,70% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,68% na média.