AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 25.11.2021

Feriado nos EUA ( Dia de Ação de Graças) reduz a liquidez nos mercados.

Na véspera do feriado o dólar mostrou força perante as moedas globais depois que vários integrantes do FED se mostraram afinados para que os juros nos EUA iniciem o ciclo de alta antes do previsto.

O índice DXY trabalha em sua máxima desde julho de 2020, ontem marcou 96,875 pontos com alta de +0,40%; o movimento também foi verificado com relação às moedas dos países emergentes.

O Real continua trabalhando acima dos 5,60, ontem buscou novamente taxas perto de 5,635 e fechou novamente pressionado perto de 5,60.

Hoje as atenções estarão voltadas para o mercado interno, e o andamento da PEC dos precatórios no Senado Federal está na lupa dos mercados.

Ontem algumas mesas operacionais afirmaram que o dólar não buscou taxas mais elevadas pelo motivo de que o Senado pode colocar a PEC em votação na próxima terça-feira dia 30.

No exterior continuam as especulações relacionadas ao preço do petróleo. Apesar dos países ricos afirmarem que usarão partes de suas reservas estratégicas para forçar a queda dos preços das cotações, os países mais fortes integrantes da OPEP, afirmam que não veem espaço para queda acentuada da commoditie.

A falta de investimentos nas refinarias pelo longo período da pandemia e a volta forte da atividade econômica global é motivo que a OPEP aponta para a alta dos preços.

Quarta onda da pandemia na Europa gera frustração nos membros do BCE que novamente observam que as atividades econômicas ficarão aquém das expectativas.

Olhares atentos hoje aos dados do IPCA-15 que saem no Brasil.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,50% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial para hoje.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: reunião do CMN (09:00hs), investimento estrangeiro direto (09:30hs) IPCA-15 (10:00hs).

EUROPA: ata da política monteira pelo BCE (09:30hs), discurso do presidente do BCE (10:30hs).

EUA:  feriado (Dia de Ação de Graças).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,24%, Tóquio em alta de +0,67%.

Europa: trabalham em alta de +0,30% na média.

EUA-índices futuros: feriado.