AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 24.11.2021

Análise da PEC dos precatórios pelo Senado e PIB norte-americano nos radares.

Os mercados analisam com lupa os andamentos da PEC junto à senadores, ontem em meio a cada entrevista o humor mudava aguardando o desfecho que deve ter seu início no plenário nesta quarta-feira.

Novos cálculos elevam os valores que podem romper o teto de gastos, alguns Senadores defendem que os precatórios em sua grande parte sejam tirados dos cálculos que compõe o guarda-chuva da responsabilidade fiscal.

Como já frisamos, a grande maioria do mercado aposta na aprovação da PEC, prevendo que será entre os males, o menor, e ontem novamente remou nesse sentido com a entrevista do de Fernando Bezerra, líder do governo, dizendo que os valores do programa Auxílio Brasil sejam pagos de maneira continua, não apenas o ano que vem, porém sem valores fixos.

O mercado teme que se a PEC não for aprovada o Presidente da República possa decretar estado de calamidade, e assim manobrar sem interferência os valores que o governo central desejar.

Com base nesses movimentos o dólar no mercado interno continua com forte volatidade, chegou a bater a casa de 5,67, e depois da entrevista de Bezerra caiu um pouco e encerrou o dia em 5,61.

No exterior, dólar continua ganhando força com a expectativa de aumento dos juros nos EUA antes do previsto, e fechou em alta de +0,20% aos 96.692 pontos.

No exterior pesa a quarta onda da pandemia na Europa e os movimentos dos países ricos que decidiram colocar no mercado seus estoques de reserva de petróleo para tentar segurar as cotações da commoditie.

Hoje nos EUA saem os dados do PIB trimestral e pedidos de seguro-desemprego.

Amanhã é feriado nos EUA (Dia de Ação de Graças).

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,20% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens e leilões extras que acontecem todas as segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: índice Caged de empregos (08;00hs), confiança do consumidor FVG (08:00hs),

EUA: dados hipotecários (09:00hs), PIB trimestral e pedidos de seguro-desemprego (10:30hs), vendas de casas novas (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em alta de +0,10%, Tóquio em baixa de -1,58%.

Europa: trabalham em baixa de -0,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,30% na média.