AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 22.11.2021

Inflação alta mundo traz preocupação aos mercados.

O segundo semestre do ano passado parecia mostrar que as econômicas mundiais iam se recuperar da pandemia de maneira eloquente, porém depois de um primeiro semestre frustrante a inflação assusta, e as cadeias produtivas devem continuar de “ponta cabeça” no curto e médio prazo.

No Europa não bastasse o forte aumento dos preços do gás, principalmente com a chegada do inverno, a pandemia volta a assustar. A baixa adesão da vacinação é apontada como principal fator, e vários países voltam a restrições à mobilidade, e alguns com a Áustria, estão através de Lei, trazendo a obrigatoriedade da vacinação para população.

Nos EUA, com a aprovação do pacote de infraestrutura, o dólar se fortalece perante as moedas globais; com relação ao índice DXY, fechou a semana em alta de +0,06& aos 96,088 pontos.

No Brasil os riscos fiscais, cada vez mais evidentes, não dão trégua para a B3 e voltam pressionar as cotações do dólar, que fechou em forte alta acima dos 5,60 na última semana.

A Bolsa brasileira flerta com os 100.000 pontos, mesmo fechando em leve alta na sexta, marcando 103.638 pontos, o mercado não observa espaço para melhora no curto prazo.

Hoje logo na abertura dos mercados teremos a divulgação do Boletim Focus do Bacen, e novamente os números devem apresentar piora pelo que se observou no encerrando da última semana. Nos EUA saem os dados de vendas de casas usadas.

A PEC dos precatórios continua ditando os movimentos mais voláteis dos mercados. Com a percepção de que o texto sofrerá várias alterações no Senado, a instabilidade está instalada e deve continuar assim até o desfecho final. Ruim com a PEC, pior sem ela, esse é o mantra de vários economistas.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,35% na média.

O Bacen irá realizar leilões swap cambiais extraordinários, que acontecem todas segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25hs), receita tributária federal (14:30hs).

EUROPA: confiança do consumidor (12:00hs), discursos de membros do BCE (14:30hs).

EUA: vendas de casas usadas (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,50% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,38% na média.