AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 04.11.2021

Semana curta, porém, agitadíssima.

Ontem, dentro das expectativas, o FED começou a diminuir sua intervenção junto aos mercados relacionados a compras de títulos. De maneira gradual os valores irão cair, sendo que neste primeiro momento usd.15bilhões mensais serão reduzidos, e assim sucessivamente.

A taxa de juros foi mantida de maneira unanime pelo colegiado do FED, entre 0,00 e 0,25%, sem respectivas de altas no curto prazo.

Esse movimento teve forte impacto nas cotações do dólar, no Brasil a divisa norte americana trabalhou entre 5,59 e 5,72, no exterior fechou em baixa de -0,24% aos 93,864 com relação às moedas do índice DXY.

Foi observado no mercado local a forte venda de dólares assim que a moeda rompeu os 5,70, em claro movimento de lucros de grandes tesourarias.

Hoje o dia não será diferente, a agenda política nacional agita os mercados com a aprovação em primeiro turno do texto base da PEC dos precatórios. Com estreita margem de apenas 04 votos favoráveis, o texto passou nesta madrugada, sendo que agora passará por um segundo turno na Câmara e depois dois turnos no Senado.

O acordo só foi possível após a liberação de mais valores para emendas parlamentares aos congressistas em ano eleitoral; em Brasília nada é de graça, ou por convicção.

Fora o movimento da PEC dos precatórios, hoje será efetuado o leilão do 5G no Brasil. A licitação que vai mudar a setor tecnológico no Brasil deve movimentar mais de R$.50 bilhões; os mercados irão monitorar o sucesso do leilão.

Olhares atentos aos dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,28% na média.

Os títulos do tesouro norte-americano de 10 anos fecharam em baixa à 1,574%.

O Bacen irá realizar leilão de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUROPA: taxa de juros no Reino Unido (09:00hs), discurso da Presidente do BCE (10:00hs).

BRASIL: produção industrial (09:00hs), PMI de serviços e composto (10:00hs)

EUA: pedidos de seguro-desemprego (09:30hs), balança comercial (09:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,80% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,20% na média.