AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03.11.2021

Pós feriado nacional será um dos dias mais agitados no cenário econômico mundial.

Teremos hoje a divulgação de taxa de juros nos EUA, possível anúncio do fim dos programas de estímulos, discurso de Jerome Powell, PMI nos EUA e Reino Unido, resultados corporativos, Ata do Copom e movimentos políticos nacionais.

Nesta terça-feira, feriado aqui no Brasil, os mercados externos tiveram um dia de positividade, com recordes nas bolsas norte-americanas e fortalecimento do dólar mundo afora.

Os resultados trimestrais das empresas listadas nas Bolsas dos EUA mostraram forte recuperação, o que reforça aos mercados que o programas de estímulos mensais na ordem de usd.120 bilhões pode ter seu fim anunciado hoje.

O índice Dow Jones fechou pela primeira vez acima dos 36 mil pontos e reforça os movimentos do fim do programa de estímulos.

Com base no fortalecimento do mercado acionário nos EUA, o dólar teve alta perante as moedas que compõe o índice DXY, fechando em alta de +0,22% aos 94,090 pontos.

No Brasil a divulgação da Ata do Copom foi antecipada para parte da manhã, visto que Roberto Campos tem compromissos no exterior, e será divulgada logo na abertura dos mercados.

Fora a divulgação da Ata, vem de Brasília outro movimento que pode mudar os ânimos dos mercados, o Congresso tentará colocar em votação a PEC dos Precatórios, que fora adiada por falta de quórum semana passada.

Sinal de alerta com relação a pandemia, foram reportadas restrições em várias cidades chinesas, volta de restrições na Holanda e explosão nos números de casos na Rússia.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,50% na média.

Os títulos do tesouro norte-americano de 10 anos fecharam em baixa à 1,526%.

O Bacen irá realizar leilão de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs e leilão extra de swap cambial que é realizado todas as segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUROPA: PMI do Reino Unido (06:30hs), taxa de desemprego (07:00hs), discurso da Presidente do BCE (07:15hs).

BRASIL: Ata do Copom (08:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs).

EUA: dados hipotecários (08:00hs), variação de empregos (09:15hs), PMI (10:45hs), encomendas à indústria (11:00hs), taxa de juros, declaração de Jerome Powell (15:00hs),

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,25% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,70% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,28% na média.