AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 27.10.2021

Dia de decisão de nova taxa de juros.

Esta quarta-feira será das mais importantes dos últimos tempos, a decisão da nova taxa de juros Selic em meio as discussões sobre o rompimento do teto de gastos trazem incertezas aos mercados.

O mercado aguardava um aumento de juros na ordem de 1% na divulgação de hoje, porém com os atuais acontecimentos relacionados ao Auxílio Brasil as apostas subiram, e alguns players apostam em no mínimo 1,50%.

Os números que saíram ontem relacionados ao IPCA saíram bem acima do esperado pelos mercados, a projeção era de alta de +0,97% e veio em +1,20%, o que mostra forte pressão inflacionária.

Dentro deste movimento de alta do IPCA, a Bolsa devolveu os lucros de segunda-feira e fechou em baixa de -2,11% aos 106,420 pontos.

A trajetória de queda do dólar também foi interrompida com os dados do IPCA, e trabalhou boa parte do dia novamente acima dos 5,60 encerrando perto de 5,57.

Ontem não houve consenso sobre a votação da PEC dos precatórios e Arthur Lira adiou a votação para hoje. O presidente da Câmara joga suas fichas no acordo para um limite nos pagamentos de dívida do governo para o próximo ano para acomodar além dos novos valores do programa de auxílio, também um auxílio para os caminheiros autônomos além de mais emendas parlamentares.

Terminou a CPI da pandemia, que teve um placar favorável de sete votos contra quatro, e conforme esperado, pede o indiciamento do Presidente da República e mais 79 pessoas e empresas por crimes contra humanidade entre outros.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,20% na média.

Os títulos do tesouro norte-americano de 10 anos fecharam em baixa à 1,596%.

O Bacen irá realizar leilão de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs e leilão extra de swap cambial que é realizado todas segunda e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: taxa de desemprego, índice de preços ao produtor (09:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs), decisão de taxa de juros Selic (18:00hs).

EUA: dados hipotecários (08:00hs), pedidos de bens duráveis (09:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,80% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,35% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,30% na média.