AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 05.01.2026
Geopolítica nos radares.
Apesar do ano ter começado na sexta-feira, hoje grande parte dos players voltam a ativa, e logo de cara vão e deparar como os movimentos dos Estados Unidos na América do Sul.
O governo norte-americano capturou neste final de semana o Presidente Nicolas Maduro e sua esposa Cília Flores, após uma invasão "relâmpago", porém aguardada, após tropas dos EUA se posicionarem no Mar do Caribe.
Os Estados Unidos associam Nicolas Maduro a células terroristas e de narcotráfico e afirmou que irá "governar" o país caribenho.
Países alinhados à Nicolas Maduro, como China e Rússia pediram a soltura imediata do Presidente Venezuelano e hoje corte arbitral a ONU irá se manifestar, porém analistas dizem que de nada vai adiantar.
Em meio a toda confusão, chama a atenção o apoio dos Estados Unidos à nova Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrigues, visto que a atual vice até então, é uma "chavista" de carteirinha.
O ditador Nicolas Maduro vinha se mantendo no poder através de várias eleições fraudadas, conforme órgãos reguladores internacionais, e apesar de embargos internacionais continuava negociando petróleo com a China e Rússia principalmente.
Agora toda atenção global se volta para essa nova fase de Donald Trump, que agora ameaça a Colômbia e a Groelândia com possíveis invasões.
Vale destacar que Donald Trump está passando por cima do Congresso norte-americano, sem pedir nenhum tipo de autorização para esses movimentos.
Apesar dos preços do petróleo estarem de certo modo, "comportados" nesta manhã, analisas preveem volatilidade nos preços da commoditie, fato que pode impactar as ações da Petrobras, empresa que vem socorrendo o governo com seus fortes pagamentos de lucros e dividendos.
Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã, o índice DXY aos 98.370 pontos (+0,23%), e os preços do petróleo sobem +0,15%.
AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações
BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h25), balança comercial (15h00).
EUA: PMI industrial (00h), vendas de veículos (16h00).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Xangai: +1,38%, Hong Kong: +0,03%, Tóquio: +3,03%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,33% na média.
EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,23% na média.





