Notícias e sentimento dos Mercados – 27.01.2021

Mercados tem dia de alivio com Ata do Copom e entrevistas na esfera política.

A divulgação da Ata do Copom sinaliza que o ciclo de juros baixos no Brasil está perto do fim. Com a retirada da orientação futura (forward guidance), as mesas operacionais começam a apostar em que mês o ciclo de alta dos juros começará.

A Ata mostra que a decisão da retirada tem como base as projeções inflacionárias, que já estão suficientemente próximas da meta, e destaca os desafios para normalização parcial da taxa básica de juros

Várias instituições já projetam uma Selic de 3,5% ao ano para o fim de 2021, e a probabilidade de a alta começar já em março, é grande.

Vale lembrar que segundo estudos, com a atual patamar de Selic a 2% ao ano, os juros reais estão na esfera negativa, e impactam diretamente os preços, principalmente do dólar, pois a atratividade das aplicações na renda fixa praticamente inexiste por parte de estrangeiros.

Colaborou bom o bom humor do mercado, entrevista coletiva que ocorreu em evento efetuado pela iniciativa privada onde estavam presentes várias autoridades brasileiras.

Paulo Guedes destacou a importância do cumprimento das regras fiscais, voltou a dizer que o governo irá sim promover a privatização de algumas estatais, e reforçou a tese de que qualquer novo modelo de auxilio emergencial deverá estar dentro do teto de gastos definido, disse ainda que o governo entrará de cabeça nas reformas administrativa e tributária.

O Presidente de Republica, Jair Bolsonaro, endossou as palavras do Ministro, e tentando mostrar uma nova imagem com relação a pandemia, defendeu a importação de vacinas pelo setor privado, com doação de doses ao governo.

Com esses movimentos, o dólar no Brasil, que tinha abertura incerta pelo fechamento da semana passada, começou o dia na casa de 5,48, porem na parte da tarde começou a cair forte, e encerrou o dia em torno de 5,34.

Vale ressaltar que a pandemia mundo afora continua desafiando governos e as dificuldades da vacinação em massa são grandes.

O Bacen irá realizar leiloes de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,52% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: transações correntes e investimento estrangeiro direto (09:30hs), fluxo cambial (12:00hs).

EUA: índices hipotecários (09:00hs), pedidos de bens duráveis (10:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,15% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,50% na média.

EUA-Futuros: Trabalham em alta de +0,40% na média.