Notícias e sentimento dos Mercados – 16.04.2021

Plenário do STF referenda nova ordem no jogo político nacional.

Ontem teve final a votação sobre a anulação dos processos do ex-presidente Lula junto ao plenário do STF, e com um placar de 8 x 3 a decisão monocrática do Ministro Edson Fachin se manteve, e dessa forma os casos devem começar do zero junto a comarca de Brasília. Na prática todos os atos que são imputados ao ex-presidente vão prescrever, e assim sendo ele volta a ser “ficha limpa” e pode concorrer a qualquer cargo eletivo.

A decisão joga Lula à disputa presidencial contra Jair Bolsonaro, e a falta de uma terceira via deixará a disputa polarizada. Os mercados aguardam uma terceira via capaz de ser um contrapeso aos dois possíveis concorrentes as eleições presidenciais do próximo ano.

A Bolsa de Valores continua em ascendência, com ajuda do mercado externo, impulsionada pelo bom desempenho nos EUA, fechou em alta de +0,34% aos 120.700 pontos.

O mercado de câmbio também teve um dia positivo, ajudando pela queda dos juros de prêmios sobres os títulos de 10 anos nos EUA, o maior apetite para o risco no mundo todo se refletiu, e aqui no Brasil o dólar encerrou o dia perto de 5,63.

Os mercados continuam acompanhando de perto as discussões sobre a sansão do orçamento de 2021. Ontem em nova rodada de discussões, Arthur Lira deixou transparecer em entrevistas que o governo federal pode perder apoio se cortar as emendas parlamentares. Por outro lado, Paulo Guedes está aconselhando o Presidente da República a efetuar os cortes devido a probabilidade de furo no teto, o que pode levar a crime de responsabilidade fiscal. Jair Bolsonaro está de fato entre a “cruz e a espada”.

Os movimentos sobre o orçamento podem tensionar as cotações dos mercados nos próximos dias, o prazo está chegando ao final.

Nesta madrugada foi divulgado o resultado do PIB trimestral da China. O PIB chinês avançou 18,3% em relação a igual período do ano passado. A forte avanço da taxa reflete a pandemia que no ano passado havia induzido perdas na economia local.

Dia de agenda econômica mundial fraca.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -0,10% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

USA: índices de licenças e construção de casas novas (09:30hs), índice Michigan de percepção ao consumo (11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,60% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,75% na média.

EUA-Futuros: trabalham em alta de +0,10% na média.