Guia do cartão VTM

Principais dúvidas e esclarecimentos sobre o cartão Visa Travel Money

01. Como funciona o cartão?

O Cartão Visa Travel Money é um cartão pré-pago, recarregável em USD (Dólar Americano), EUR (Euro) e Libra (GBP) que pode ser utilizado em suas viagens ao exterior para compras e saques sempre realizados na moeda local do país em que estiver.

02. Onde posso usá-lo?*

Para Compras:

O Cartão VTM é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos, filiados à rede Visa (restaurantes, hotéis, farmácias etc.) localizados em 150 países.

Para Saques:

Pode ser usado em mais de 1 milhão de caixas automáticos filiados à rede Visa Plus, espalhados pelo mundo. Verifique antes de viajar os endereços dos caixas automáticos no site http://www.visa.com.br/ e consulte na seção Caixas Automáticos.

* Nos países que sofrem embargo político/econômico dos EUA, a aceitação do cartão é restrita.

03. Como faço para adquirir o Cartão Visa Travel Money ?*

Basta entrar em contato com a AGK CORRETORA DE CÂMBIO S.A. através do telefone: 011 – 3123-7150, efetuar seu cadastro e fechar o câmbio do valor com o qual se pretende carregar o seu cartão VTM.

* Essa operação de câmbio está condicionada ás normas de câmbio pertinente às operações de espécie, sendo obrigatório a assinatura do contratante no boleto de câmbio referente a operação realizada.

04. Em quanto tempo é efetuada a carga / recarga no Cartão VTM?

As cargas e recargas serão efetuadas no Cartão VTM em até 24 horas útéis, uma vez cumpridas as exigências cadastrais e compensação do pagamento (reais) à AGK CORRETORA DE CÂMBIO S.A.

05. Como faço para recarregar o Cartão VTM? É preciso tê-lo em mãos? *

Você deve ligar para a AGK CORRETORA DE CÂMBIO S.A no telefone: 011 – 3123-7150

Não é necessário tê-lo em mãos, o cartão pode ser recarregado sem que seja necessária sua apresentação. Basta ter o nome do portador ou o número do cartão de 13 dígitos localizado no verso do cartão (canto inferior direto) para que sua recarga seja iniciada.

Com esses dados em mãos efetua-se o fechamento de câmbio de sua recarga, e em até 24 horas úteis, cumpridas as exigências cadastrais e compensação do pagamento (reais) à AGK CORRETORA DE CÂMBIO S.A. seu crédito em moeda estrangeira estará disponível em seu cartão.

* Essa operação de câmbio está condicionada ás normas de câmbio pertinente às operações de espécie, sendo obrigatório a assinatura do contratante no boleto de câmbio referente a operação realizada. Se você já estiver no exterior, é necessário deixar uma autorização por escrito para que alguém no Brasil possa assinar o boleto de câmbio por você.

06. Como fazer saques e compras?*

Para sacar dinheiro:

Basta inserir o cartão em um caixa automático com o selo Visa/PLUS, solicitar a função "crédito"* e digitar sua senha. A operação é semelhante àquela feita com seu cartão de crédito/débito.

Para compras:

Dependendo do estabelecimento credenciado (rede Visa) em que você estiver, é só passar o cartão e digitar a sua senha ou assinar o comprovante de compras para que sua transação seja autorizada. Preferencialmente, solicite a função "crédito". Porém em alguns casos específicos, o estabelecimento deverá utilizar a função "débito"*.

* Essa função pode variar de acordo com o país.

07. Existe um limite mínimo e máximo para saques ou compras?*

Não há um limite para compras ou pagamentos de despesas. Para o saque, é importante verificar o valor máximo permitido por cada caixa automático local, que pode variar de acordo com o local e o horário de atendimento.

* Essa função pode variar de acordo com o país.

08. Como são efetuados os débitos referentes a saques e compras?

Todas as transações são debitadas na moeda do cartão (Dólar,Euro ou Libra). As transações realizadas em países em que a moeda local é diferente da moeda do cartão terão seu valor convertido para a moeda do cartão, seguindo as taxas de conversão da Visa.

Exemplo: Uma transação realizada na Argentina com o cartão em dólar: A transação é realizada em pesos argentinos e convertida para dólar no momento do débito no cartão.

09. São cobradas taxas para efetuar saque ?

US$/EUR/GBP 2,50 (dependendo da moeda do cartão) é o valor da taxa debitada, automaticamente, a cada saque efetuado com seu cartão (independente do valor sacado).

10. Há cobrança de taxa para efetuar compras ?

Não há cobrança de taxa para compras realizadas em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, hotéis, farmácias, entre outros.

11. Digitei minha senha de saque errada 3 vezes. O que fazer?

Entre em contato com a Central de Atendimento Visa Travel Money* e solicite o desbloqueio, caso contrário, seu cartão ficará bloqueado durante 24 horas. Após esse período, o cartão estará automaticamente liberado para uso.

* Verifique os telefones da Central Visa Travel Money de acordo com o país no campo “Informações” deste formulário.

12. Posso fazer pré-reserva de hotéis e aluguel de carros?

Pode ser utilizado para pagamentos e pré-reserva de hotel ou de aluguel de veículos, mas o saldo ficará bloqueado no valor autorizado mais uma taxa de 15% de segurança sobre esse valor, por um prazo de 15 dias. A responsabilidade por essa pré-reserva desse valor, assim como pelo seu cancelamento, se for o caso, é do estabelecimento, já que este é o único que tem a possibilidade de efetuar lançamentos de débito no cartão. A pré-reserva tem que ser feita com o cartão presente, não pode ser feita pelo telefone ou pela internet.

13. É possível fazer compras por Internet ou telefone?

Por ser um cartão pré-pago de uso eletrônico, não pode ser utilizado para compras pela internet ou telefone.

14. É possível fazer compras em lojas Duty Free no Brasil?

Sim, entretanto, as transações poderão ser efetuadas em dólares ou reais (valor convertido pelo estabelecimento) e serão convertidas para a moeda do cartão seguindo as taxas de conversão da Visa.

15. Em casos de perda ou roubo, como devo proceder?*

Ligue imediatamente para a Central de Atendimento Visa Travel Money* e solicite o bloqueio do cartão. Lembre-se de manter a sua senha separada do cartão, para evitar o seu uso indevido. Até que o bloqueio seja efetuado, todas as operações efetuadas são de responsabilidade do portador do cartão.

Se o cartão for perdido no exterior a reposição do cartão é feita pelo Banco Rendimento através de uma empresa internacional de entregas, se for no Brasil, será feita pela AGK CORRETORA DE CÂMBIO S.A.

* Verifique os telefones da Central Visa Travel Money de acordo com o país no campo "Informações" deste formulário.

16. Qual o prazo para a entrega do cartão de substituição em caso de perda ou roubo?

O prazo depende do local onde será realizada a entrega.

17. Existe taxa de envio para reposição de cartão em caso de perda ou roubo?

A primeira reposição é gratuita. A partir da 2ª perda, o custo de envio de USD/EUR/GBP 50,00 será debitado diretamente do cartão.

18. O que eu posso fazer com o saldo do meu cartão ao voltar para o Brasil?*

Caso haja saldo em seu cartão, você poderá guardá-lo para uma próxima viagem, resgatá-lo ou adicionar a ele o valor que desejar. Essas operações poderão ser realizadas diretamente da AGK, empresa onde você adquiriu o seu Cartão VTM.

* No caso em que seu cartão permanecer sem nenhuma movimentação por mais de 6 meses (o cartão será considerado inativo) e tiver um saldo inferior de U$/Euro/GBP100,00, será cobrado uma tarifa mensal de U$/EUR 3,00 por mês do saldo disponivel no cartão.

19.Como verificar o saldo e extrato ?

Para obter informações sobre o saldo, extrato, bloquear e desbloquear o cartão basta acessar o site https://www.rendimentovtm.com.br/clientes.asp , ou ligar na Central de Atendimento Visa Travel Money*

* Verifique os telefones da Central Visa Travel Money de acordo com o país no campo "Informações" deste formulário

20.Qual o prazo de validade do Cartão VTM ?

O prazo de validade do cartão está impresso na frente do cartão – MM/AA; é importante ressaltar que o cartão só poderá ser utilizado até a data de validade nele inscrita.

Para substituir o cartão vencido, entre em contato com a AGK CORRETORA DE CÂMBIO S.A. um mês antes de seu vencimento, se o cartão não for substituído até o prazo de vencimento.

21. O meu Cartão pode ficar INATIVO?

Seu cartão será considerado inativo a partir de 6 meses sem nenhuma movimentação; desta forma o Banco Rendimento irá cobrar uma tarifa mensal de 3,00 (na moeda adquirida em seu cartão) por mês do saldo disponível no cartão, se este permanecer sem nenhuma movimentação por mais de 6 meses e tiver um saldo inferior a 100,00 (na moeda adquirida em seu cartão).

Se não houver saldo suficiente para o débito total da tarifa, a tarifa debitada será o saldo do cartão.

Obs: Todas as operações estarão sujeitas a aprovação. Conforme determinação do Banco Central do Brasil, a instituição credenciada, por obrigatoriedade do RMCCI – Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais Banco Central do Brasil, em seu Título nº 1 – Capítulo nº 6 deve possuir em seus arquivos a documentação cadastral de seus clientes, a fim de ter conhecimento das atividades desenvolvidas por eles, bem como de atestar a idoneidade dos mesmos.