Dólar - Curiosidades - Agk Corretora de Câmbio

O Dólar - Curiosidades

1 Dolar Agk Corretora Cambio -  CedulaVocê sabia que está é a cédula mais conhecida e manuseada do planeta?

A primeira cédula fabricada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos foi da série 1861
Uma curiosidade é que a cédula de 1 dólar não é de papel. O "papel-moeda" de 1 dólar na verdade é dinheiro impresso em folhas especiais que misturam algodão e linho, com pequenas fibras de seda azuis e vermelhas entrelaçadas. É por isso que, quando alguém lava acidentalmente uma nota de dólar,

As impressões das cédulas são feitas com uma tinta de mistura secreta, e incluí diversos símbolos constantes do dinheiro e depois submete as cédulas de dólar a um processo que lembra o de engomar, e só depois essas notas são passadas (como se passa a roupa) por máquinas especiais.

Os Símbolos do Dólar:

A figura histórica ligada inexoravelmente ao dólar é a do presidente George Washington (1789-1797)
A nota possui diversos símbolos em todas as partes, no anverso, na parte direita da cédula fica o selo do Tesouro dos Estados Unidos. Na parte superior do selo, existe uma balança que significa a necessidade de um orçamento equilibrado, e na parte inferior, está uma chave, que faz menção ao cofre do Tesouro.

O Verso da Cédula1 Dolar Agk Cedula Verso - Agk Corretora Cambio

No verso da cédula de um dólar, existem dois círculos grandes, que compreendem o chamado Grande Selo dos Estados Unidos, obra de um grupo de pais da pátria liderados por Benjamin Franklin;

Clique na cédula para ver a imagem com zoom





A pirâmide

Pirâmide do Verso do Dolar - AGK Corretora de CambioNo circulo da esquerda contém uma pirâmide, essa pirâmide não faz nenhum tipo de menção ao Egito, é interessante obeservarmos que a face oeste da pirâmide é escura, com isso, os idealizadores do símbolo quiseram significar a interrogação que ainda constituía, para os independentistas situados nas então 13 colônias britânicas da costa leste do país, o futuro dos territórios do Oeste.

A frase latina annuit cceptis, sobre a pirâmide, significa algo como "[Deus] colaborou na nossa empreitada". A outra inscrição latina novus ordo seciorum, tem o sentido de "uma nova ordem que começa. Na base da pirâmide você encontra o ano de 1776 (ano da declaração da independência dos EUA em algarismos romanos: MDCCLXXVI).

A pirâmide não está concluída, ela aparece como "decapitada" o que representaria uma nova nação em construção, e inseriram também, um olho que tudo vê na tampa da pirâmide, símbolo ancestral de divindade.

A Águia Americana

Gaivota no Dolar - Agk CorretoraNo outro circulo encontramos a águia americana, uma figura que está presente em todos os Cemitérios Nacionais dos EUA, bem como na maioria dos monumentos aos heróis.
A águia americana (conhecida como "águia careca") por não ter penachos como outros tipos de aves grandes.
Foi escolhida como símbolo da vitória por duas razões:

* É considerado um animal valente, corajoso, que não teme adversários nem as tempestades - até porque tem força e inteligência para voar acima das nuvens;
* Por não ter o penacho, é como se não usasse coroa - o país havia acabado de romper seus laços com o rei da Inglaterra.

O Escudo na frente da águia representa um país que se defende acima de tudo, a barra horizontal na parte superior do escudo significa Congresso. A Frase latina que é sustentada pelo bico da águia "E pluribus unum" pode ser traduzida como "De todos, um" quer dizer que as 13 ex-colônias britânicas formariam um novo país, os Estados Unidos da América. As treze estrelas acima da águia mencionam a as 13 colônias. Em uma garra da águia podemos notar um ramo de oliveira, de um país que deseja paz, na outra, leva um feixe de flechas, ou seja, não hesitará em ir à guerra para defender seus interesses

Deus no Dólar

In God we Trust - Dolar - Agk Corretora CambioOs fundadores da nação decidiram, desde o início, pela frase "In God we trust" (Nós confiamos em Deus), essa iniciativa foi de Benjamin Franklin e obteve aprovação de todos

O Nome "Dólar"

A palavra dólar vem de origem alemã "Thaler", que significa vale. No século XVIII, os espanhóis passaram a utilizar o termo dólar para fazer referência a sua moeda, posteriormente, a palavra passou a ser empregada nos Estados Unidos, substituindo as libras americanas.

O dólar veio a tornar-se a moeda nacional dos EUA em 1776 (ainda em moedas, posteriormente em cédulas).

Porque o dólar é referência monetária mundial

Nem sempre o Dólar foi referência mundial, durante a segunda metade do século XIX, por exemplo, a moeda mais respeitada do mundo era a libra esterlina, da Inglaterra, então, a grande potência Mundial.

Segundo o professor de Economia Leonardo Xavier da Silva, o dólar começou a ganhar força no século XX, logo após a primeira guerra mundial (1914 - 1918) com a Inglaterra atingindo seu limite como país Líder da economia no âmbito global e os Estados unidos começando a participar mais ativamente do comércio externo.

A "consagração" como referencial monetário foi após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando os Estados Unidos já eram a principal potência econômica mundial.

Curiosidades Sobre o dólar

Dollar-camisa-e-gravataA nota de 100 dólares é a maior denominação do dinheiro americano em circulação desde 1969.

O Dólar pode ser dobrado 4 mil vezes pra frente e 4 mil vezes para trás antes de se rasgar.

Se você ficou com vontade de comprar dólar e não sabe como, nesse link você aprende como comprar dólar.

Veja as cédulas de Dólar

  • Um Dólar

    • Um Dólar Frente
    • Um Dólar Verso
  • Dois Dólares

    • Dois Dólares Frente
    • Dois Dólares Verso
  • Cinco Dólares

    • Cinco Dólares Frente
    • Cinco Dólares Verso
  • Dez Dólares

    • Dez Dólares Frente
    • Dez Dólares Verso
  • Vinte Dólares

    • Vinte Dólares Frente
    • Vinte Dólares Verso
  • Cinquenta Dólares

    • Cinquenta Dólares Frente
    • Cinquenta Dólares Verso
  • Cem Dólares

    • Cem Dólares Frente
    • Cem Dólares Verso