AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 05/04/2022

Dólar segue ladeira abaixo no Brasil.

Renovando suas mínimas em mais de dois anos, o dólar fechou nesta segunda-feira em queda de -1,27% sendo negociado entre 4,608 e 4,688.

O cenário positivo para Real segue os fundamentos das últimas semanas, aportes de capital para operações de carry trade e a busca por papéis descontados na B3, principalmente os ligados às commodities.

Players apontam que os juros reais negativos verificados nas principais economias do mundo encorajam os investidores ao maior posicionamento ao risco.

No exterior, ao contrário do verificado aqui no Brasil, o dólar se fortaleceu perante as moedas que compõe o índice DXY, fechando em alta de +0,36% aos 98,990 pontos.

A B3 não segurou o movimento de alta dos últimos dias, fortemente influenciada pela queda dos papéis da Petrobras (-0,96%), fechou em baixa de -0,24% aos 121.280 pontos.

Mesmo com a alta de mais de 3% nos preços do petróleo nesta segunda a Petrobras sofreu com a desistência de Adriano Pires em assumir a presidência da empresa.

Adriano que era o nome forte do planalto para o cargo, e bem visto pelos mercados, sofreu nos últimos dias fortes pressões do TCU relacionados a possíveis conflitos de interesses, e ontem declinou ao cargo.

No exterior, após a imprensa publicar o possível massacre de civis por parte da Rússia na Ucrânia, diversos países voltaram a defender mais sansões contra o invasor, e levaram pressão as cotações do petróleo.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,05% na média, o Brent está cotado a usd.108,50 por barril e o WTI a usd.104,36 por barril.

O Bacen divulgou ontem um correio eletrônico para as instituições financeiras dizendo que o boletim Focus não seria divulgado pelo móvito da greve dos funcionado do órgão.

Olhares atentos hoje aos dados do PMI nos Estados Unidos.

Não há previsão de leilões de swap pelo Bacen.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: PMI composto e de serviços (10:00hs).

EUA: balança comercial (09:30hs), índice Redbook (9:55hs), PMI (10:45hs), discursos de membros do FOMC (a partir das 11:00hs).

BOLSAS DE VALORES

Ásia: fecharam em alta de +0,75%na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,33% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa -0,25% na média.